Nós somos a Oitenta e Oito, e como todo brasileiro, somos apaixonados por café.
Nossa relação com essa bebida magnifica se iniciou a muito tempo. Começando pelo prazer de tomar sempre um café aos finais de cada refeição ou até mesmo, no primeiro horário do dia logo pela manhã. O café sempre esteve presente em nossa mesa. Mas, nem sempre como especial ou de uma boa qualidade.
A ideia de ter uma marca de cafés especiais, uniu-se não só ao nosso desejo de consumir e servir o melhor, mas também a necessidade de atribuir o aumento de uma renda-extra familiar, principalmente em um ano pós-pandemia. A partir daí, nasceu a Oitenta e Oito Cafés Especiais.
No final de 2021, começamos a planejar toda a estrutura, conceito, logo, valores e principalmente a matéria prima. Porém, tínhamos um entrave. Não produzimos cafés de alta qualidade em uma uma região metropolitana com a de Campinas/SP, onde estamos. Então decidimos buscar o Sul de Minas Gerais, pela praticidade de estarmos próximos, e pela certeza de qualidade que iriamos encontrar. Logo, não foi difícil decidir.
Atualmente, além do Sul de Minas, também comercializamos cafés de outras regiões do Brasil, através do mecanismo de Direct Trade. Isso significa que o café é comprado diretamente do produtor, resultando em preços mais justos para o produtor e para o consumidor e maior controle da qualidade para a nossa torrefação.
A Oitenta e Oito Coffee Roasters é uma micro torrefação e curadoria de cafés que se empenha em manter sempre o padrão de sua bebida. Zelando pelo frescor da torra, o tipo de moagem e pela legitimidade do produto oriundo do seu local de plantio. Trabalhamos as linhas de cafés especiais sob a marca Oitenta e Oito Cafés Especiais, os cafés gourmets da marca MonteBello e a linha tradicional com o café Rancho 1988.
Falar de nomes para uma marca de café, exige bastante criatividade. Necessariamente deve-se saber o básico sobre a matéria prima. Plantio, cultivo e meios de extração.
Falar a língua do cafezista, é saber como esse café será consumido na xícara. Nos dias de hoje, existem diversas opções de nomes, marcas e símbolos sobre café: Fazenda do Café, Sítio X, Café Tra-lá-lá e etc.
Ao escolhermos Oitenta e Oito, saímos um pouco da mesmice, dos nomes de sempre. Oitenta e Oito, lê como se escreve, é derivado do ano 1988. Ano de nascimento do nosso fundador, Luan. Portanto, Oitenta e Oito é um marco de um nascimento de uma nova marca de café. Não somente mais uma marca, mas, uma paixão por cafés!
Luan Martins - Sócio-fundador da Oitenta e Oito Coffee Roasters
CONHECENDO O PROCESSO
O Plantio
Uma das etapas fundamentais para garantir a excelência da bebida, é o plantio. Geralmente, são feitas aração e gradagem e, em seguida, o manuseio do solo para receber a planta. O plantio é feito no período de chuvas, pois o solo está úmido. Posteriormente são feitas a adubação e a calagem, dependendo da condição ambiental apresentada pelo solo.
A Colheita
Uma das principais etapas do processo do Café, é a Colheita. Ela interfere diretamente na qualidade do produto, pois deve ser realizada no momento em que o grão apresentar a maior uniformidade de maturação. A colheita do café acontece em períodos programados, quando o fruto está maduro e todos seus açúcares já desenvolvidos, com mão-de-obra treinada e de forma criteriosa. A fazenda trabalha com colheita manual e mecanizada.
Secagem e Beneficiamento
Trabalhamos com diferentes processos de pós-colheita para atender as demandas dos mais exigentes clientes e necessidades do mercado. Cereja descascado, natural e lotes de cafés fermentados são alguns dos principais processos do sítio.
Classificação
Nesta etapa provamos o resultado de todo o trabalho na lavoura e no terreiro. Todos os lotes são analisados fisicamente e sensorialmente pelos nossos Q-graders de acordo com a metodologia SCA, onde o café é classificado em uma escala de 0 a 100.
Todos os cafés são devidamente separados por lotes e acompanhados da lavoura até a armazenagem, oferecendo rastreabilidade completa e informações detalhadas em todas as etapas. Seguindo com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes, os lotes são armazenados em Big bags ou em sacaria de juta de 60 kgs
Comercialização
Após todo o processo de cultivo, colheita, secagem, beneficamento e armazenagem, os cafés são torrados artesanalmente de acordo com os perfis de cada lote. Posteriormente são embalados, datados e prontos para serem comercializados pela nossa equipe de venda.
Qualidade Comprovada
A qualidade do café é indiscutível e inegociável. A Oitenta e Oito garante isso para você. Pode confiar!
Porque a vida começa depois do café!